10 melhores exercícios para perder peso


Natação, corrida, ciclismo e caminhada são algumas das opções

Perder peso é o desejo de quase todas as mulheres que estão (ou consideram estar) com uns quilinhos a mais. Porém, a tarefa nem sempre é fácil. Emagrecer exige disciplina e persistência. Uma boa alimentação é a base de tudo, mas não é segredo para ninguém que as atividades físicas podem dar uma forcinha nesta batalha contra a balança!

De acordo com Leandro Galende, bacharel em Esporte pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), o procedimento mais indicado para provocar impacto positivo no controle de peso corporal é praticar os chamados exercícios aeróbicos, com esforços de média a longa duração, de caráter dinâmico, em ritmo constante e de intensidade moderada. “Neste sentido, a caminhada, a corrida, o ciclismo e a natação são grandes aliados para as mulheres que desejam reduzir a quantidade de gordura corporal”, destaca.

Abaixo você confere uma lista com essas e outras atividades excelentes para perder peso:

1. Corrida

A corrida é uma modalidade de exercício físico muito conveniente aos programas de controle de peso corporal, conforme explica Leandro Galende. “Uma das vantagens é a maior demanda energética para a prática da corrida, diminuindo, assim, o tempo para se alcançar os resultados desejados, se comparada a outras formas de exercício físico”, diz. Com a corrida, dependendo da intensidade, é possível gastar cerca de 500 calorias por hora.

A natação é, sem dúvida, um exercício ótimo para perder peso, especialmente no verão, quando as pessoas se sentem mais motivadas a ir às aulas que, além de tudo, refrescam. “A natação traz como fator positivo a flutuabilidade que, no meio aquático, reduz a sobrecarga articular. Como a água oferece mais resistência do que o ar, a natação ainda provoca um bom ganho na massa muscular”, destaca Leandro Galende. É possível gastar até 800 calorias em uma hora de aula.

3. Ciclismo

O ciclismo pode ser praticado de forma tradicional ou em bicicletas indoor, destaca Leandro. “Nesse tipo de atividade, a sobrecarga imposta nas articulações de sustentação do peso corporal é mínima, minimizando o risco de lesão”, diz o profissional. Andar de bicicleta ao ar livre é, além de tudo, uma ótima opção de lazer. E a boa notícia é que, dependendo da intensidade em que se pedala, é possível queimar de 500 a 1000 calorias por hora.

4. Spinning

Ainda dentro da proposta de pedalar, as aulas de Spinning, realizadas hoje na maioria das academias de todo o Brasil, são ótimas para quem quer perder peso. “Um lado positivo das aulas de bike indoor é o fato do aluno poder ter o controle de carga e intensidade ajustado às suas necessidades”, destaca Leandro Galende.

5. Caminhada

Embora algumas pessoas duvidem, a caminhada é, sim, uma grande aliada para pessoas que querem perder peso. “A caminhada é recomendada para as mulheres que procuram sair do sedentarismo ou para aquelas com excessiva quantidade de peso corporal e que não toleram esforços físicos mais intensos. Por gerar menor impacto articular, diminui o risco de lesões”, diz o profissional Leandro.

Se for feita de forma moderada (não muito devagar), pode proporcionar um gasto de, aproximadamente, 350 calorias por hora.

6. Step

O step é uma atividade aeróbica que se utiliza de uma plataforma (chamada step; em português, degrau), na qual a praticante pode fazer diversos movimentos, de modo geral, subindo e descendo dela. O exercício tonifica especialmente as pernas, quadris e bumbum. Pode queimar até 800 calorias em uma hora, dependendo do ritmo da atividade.

 

7. Zumba

Esta é uma atividade recente que têm feito muito sucesso entre as mulheres que querem perder peso ou, simplesmente, gostam de se exercitar. A aula de Zumba mistura diversos movimentos e ritmos, tornando-se uma atividade prazerosa e que pode queimar cerca de 500 calorias por hora.

8. Elíptico

O Elíptico pode ser definido como um simulador de caminhadas sem impacto, mas, além de proporcionar movimentação das pernas, o aparelho possui braços que podem proporcionar um trabalho de membros superiores simultaneamente aos inferiores. Com o Elíptico, fica a seu critério a intensidade do exercício, assim, é possível alcançar um treino com grande ganho de resistência e alto índice de queima calórica (até 600 calorias por hora).

9. Dança

Talvez essa seja uma das maneiras mais divertidas de se perder peso. A dança trabalha com todo o corpo e ajuda a aliviar e/ou evitar o estresse. Mas atenção, a atividade deve ser feita por pelo menos uma hora, em ritmo intenso (nada de enrolação!). Assim é possível queimar entre 600 e 800 calorias.

10. Jump

As aulas de Jump (em que a praticante pula/dança sobre uma cama elástica) têm feito muito sucesso nas academias, inclusive pelo alto gasto calórico que proporcionam. Em uma hora de atividade é possível queimar de 300 a 600 calorias, dependendo do ritmo das coreografias.

Fonte: Dicas de Mulher

4 Visualizações




Deixe um comentário

0 Comentários

Deixe o seu comentário!