Para que serve Clonazepam, quais seus efeitos colaterais e preço


Para que serve Clonazepam, quais seus efeitos colaterais e preço

Clonazepam é um medicamento ansiolítico da classe dos benzodiazepínicos (faixa preta). A prescrição desse medicamento é restrita e deve se ter muito cuidado em relação a sua administração. Clonazepam pode afetar a memória, causar dependência e levar a depressão.

Este medicamento é genérico de Rivotril. Ele pode ser encontrado na forma comprimidos e gostas, ambos vendidos somente por prescrição médica.

Clonazepam bula

Clonazepam

Apresentação de Clonazepam. Uso oral, adulto e pediátrico. Laboratório: Medley

Comprimidos de 0,5 mg: embalagens com 30 ou 60 comprimidos.
Comprimidos de 2 mg: embalagens com 20, 30 ou 60 comprimidos.

Bula clonazepam

Cada comprimido de Clonazepam 0,5mg contém:

  • – clonazepam …………….. 0,5mg
  • – excipientes q.s.p. ……… 1 comprimido
  • – (lactose, celulose microcristalina, amido, croscarmelose sódica, óxido de ferro amarelo, óxido de ferro vermelho, estearato de magnésio)

Cada comprimido de Clonazepam 2mg contém:

  • – clonazepam ………. 2mg
  • – excipientes q.s.p. ………. 1 comprimido (lactose, celulose microcristalina, amido, croscarmelose sódica, estearato de magnésio)

Clonazepam gotas bula

Apresentação de Clonazepam. Uso oral, adulto e pediátrico. Laboratório: Medley.

Solução oral (gotas) de 2,5 mg/mL: frasco com 20 mL.

Cada mL da solução oral contém:

  • – clonazepam ………………. 2,5 mg
  • – veículo q.s.p. …………… 1 mL
  • – (ácido acético, aroma de laranja, aroma de pêssego, sacarina sódica di-hidratada, propilenoglicol)

Cada 1 mL de clonazepam solução oral equivale a 25 gotas e 1 gota equivale a 0,1 mg.

Clonazepam para que serve?

Clonazepam

Este medicamento é conhecido como anticonvulsivante ou antiepiléptico, mas também serve para tratar várias outras condições de saúde, tais como:

  • – Distúrbio epiléptico: O clonazepam é indicado para tratar crises epilépticas e espasmos infantis (Síndrome de West)
  • – Transtornos de ansiedade e humor
  • – Distúrbio do pânico com ou sem medo de espaços abertos
  • – Fobia social (medo de situações como falar em público)
  • – Transtorno afetivo bipolar (fases de depressão e mania)
  • – Depressão maior: associado a antidepressivos na depressão ansiosa e início do tratamento
  • – Síndromes psicóticas
  • – Acatisia (inquietação extrema, geralmente provocada por medicamentos psiquiátricos)
  • – Síndrome das pernas inquietas (desconforto ou dor nas pernas que leva a necessidade de movimentá-las, prejudicando o sono)
  • – Vertigem e distúrbios do equilíbrio: náuseas, vômitos, desmaios, quedas, zumbidos e distúrbios auditivos
  • – Síndrome da boca ardente (sensação de queimação na parte interna da boca, sem alterações físicas)

Depois de saber para que serve clonazepam, vamos ver como ele age no organismo. Clonazepam pertence a uma classe de drogas chamadas benzodiazepinas. Uma classe de drogas é um grupo de medicamentos que funcionam de forma semelhante. Estes medicamentos são frequentemente utilizados para tratar condições semelhantes.

Clonazepam funciona aumentando a atividade do ácido gama aminobutírico (GABA). Este é um produto químico que envia sinais em todo o sistema nervoso. Se você não tem GABA suficiente, seu corpo pode estar em estado excitado. Isso pode causar ataques de pânico ou convulsões. Quando você toma essa droga, você terá mais GABA em seu corpo. Isso ajudará você a ter menos ataques de pânico e convulsões.

Como tomar Clonazepam

Clonazepam

Leia a bula da medicação antes de começar a tomar clonazepam. Se você tiver alguma dúvida, pergunte ao seu médico ou farmacêutico. Tome o clonazepam exatamente como prescrito pelo seu médico. Seu médico pode ocasionalmente alterar sua dose para garantir que você obtenha os melhores resultados. Não use este medicamento em quantidades maiores ou menores ou por mais do que o recomendado.

Nunca compartilhe este medicamento com outra pessoa, especialmente alguém com histórico de abuso de drogas ou dependência. Mantenha a medicação em um lugar onde os outros não conseguem chegar a ela.

O uso indevido de medicamentos que formam hábitos pode causar dependência, sobredosagem ou morte. Clonazepam deve ser usado por um curto período de tempo. Não tome este medicamento por mais de 9 semanas sem o conselho do seu médico. Se você usar este medicamento a longo prazo, você pode precisar de testes médicos frequentes.

Tome este medicamento por via oral, conforme indicado pelo seu médico, geralmente 2 ou 3 vezes ao dia. Engula o comprimido inteiro, com um copo cheio de água. Tome este medicamento regularmente para tirar o máximo proveito disso. Para ajudá-lo a se lembrar, leve-o nos mesmos horários a cada dia.

A dosagem é baseada em sua condição médica, idade e resposta ao tratamento. Para crianças, a dose também é baseada em peso. Os idosos geralmente começam com uma dose menor para diminuir o risco de efeitos colaterais.

Não pare de usar clonazepam de repente ou você pode ter sintomas de abstinência desagradáveis, incluindo uma convulsão. Pergunte ao seu médico como parar de usar este medicamento com segurança.

Ligue para o seu médico se este medicamento parece deixar de funcionar bem no tratamento de suas convulsões ou sintomas de ansiedade.

As convulsões são muitas vezes tratadas com uma combinação de drogas. Use todos os medicamentos conforme indicado pelo seu médico. Leia o guia de medicação ou as instruções do paciente fornecidas com cada medicação. Não altere as suas doses nem o horário de medicação sem os conselhos do seu médico. Informe o seu médico se a sua condição persiste ou piora.

Se você perder uma dose tome-a assim que se lembrar. Ignore a dose perdida se for quase a hora da próxima dose agendada. Não tome medicamentos extras para compensar a dose perdida.

Clonazepam engorda?

Clonazepam pode afetar o peso em certas condições. Por exemplo, algumas pessoas sentem que este medicamento pode causar sonolência e falta de energia. Nessa caso, clonazepam pode engordar, já que a pessoa pode ficar mais sedentária.

Agora, se seu médico indicou este medicamento para tratar ansiedade, que pode fazer com que uma pessoa coma demais, ele pode fazer essa pessoa emagrecer, pois sua alimentação voltará ao normal.

Algumas pessoas também acham que este medicamento pode reduzir o apetite, o que também ajudará no emagrecimento. Fato é que isso depende de cada organismo e do tratamento que é utilizado este medicamento.

Clonazepam efeitos colaterais

Clonazepam

O comprimido oral de clonazepam pode causar sonolência. Esta droga pode retardar a atividade do seu cérebro e interferir com seu julgamento, pensamento e tempo de reação. Você não deve dirigir, usar máquinas ou fazer outras atividades que exigem alerta até saber como essa droga o afeta. Clonazepam também pode causar outros efeitos colaterais.

Os efeitos colaterais mais frequentes do comprimido oral de clonazepam podem incluir:

  • – Sonolência
  • – Problemas com caminhada e coordenação
  • – Tontura
  • – Depressão
  • – Fadiga
  • – Problemas com a memória

Se esses efeitos forem leves, eles podem desaparecer dentro de alguns dias ou algumas semanas. Se eles são mais graves ou não desaparecem, fale com seu médico ou farmacêutico.

Ligue para o seu médico imediatamente se tiver efeitos colaterais graves, se sentir que estão ameaçando sua vida ou se você acha que está tendo uma emergência médica. Efeitos colaterais graves e seus sintomas podem incluir os seguintes:

  • – Humor deprimido ou pensamentos de suicídio
  • – Convulsões. Estas são mais prováveis ​​de acontecer se você parar de tomar este medicamento com muita rapidez ou se você já possui uma doença convulsiva

Clonazepam pode causar uma reação alérgica grave. Os sintomas podem incluir:

  • – Problemas respiratórios
  • – Inchaço da garganta ou da língua

Se você tiver uma reação alérgica, chame seu médico ou centro de controle de intoxicação local imediatamente. Se seus sintomas forem graves, ligue para a emergência mais próxima. Não tome essa droga novamente se você já teve uma reação alérgica a ela. Tomá-la novamente pode ser fatal.

Clonazepam pode interagir com outros medicamentos?

O comprimido oral de clonazepam pode interagir com outros medicamentos, vitaminas ou ervas que você pode tomar. Uma interação é quando uma substância muda a maneira como um medicamento funciona. Isso pode ser prejudicial ou evitar que o medicamento funcione bem.

Para ajudar a evitar interações, seu médico deve administrar todos os seus medicamentos com cuidado. Certifique-se de informar o seu médico sobre todos os medicamentos, vitaminas ou ervas que você está tomando. Para descobrir como esse medicamento pode interagir com outra medicação que você está tomando, fale com seu médico ou farmacêutico.

Precauções e avisos

Clonazepam

Antes de tomar clonazepam, informe o seu médico ou farmacêutico se for alérgico a ele, ou a outros benzodiazepínicos (tais como diazepam, lorazepam), ou se tiver outras alergias. Este produto pode conter ingredientes inativos, que podem causar reações alérgicas ou outros problemas. Fale com o seu farmacêutico para mais detalhes.

Antes de usar este medicamento, informe o seu médico ou farmacêutico sobre seu histórico médico, especialmente de: glaucoma de ângulo estreito, desordem de sangue (porfiria), doença do fígado ou renal, doença pulmonar ou problemas respiratórios, problemas mentais e de humor (como depressão, pensamentos de suicídio), histórico pessoal ou familiar de um transtorno de uso de substâncias tóxicas (como dependência de drogas/álcool).

Para as crianças, os efeitos a longo prazo sobre o desenvolvimento físico e mental/comportamental são incertos e podem não ser observados até depois de muitos anos. Portanto, discuta os riscos e benefícios do tratamento com clonazepam com seu médico.

Avisos para pessoas com certas condições de saúde

Para pessoas com depressão: sua depressão pode piorar enquanto você está tomando este medicamento. Se você tem piora dos sintomas da depressão ou de quaisquer pensamentos suicidas, ligue para o seu médico imediatamente.

Para pessoas com glaucoma de ângulo estreito agudo: você não deve tomar este medicamento se tiver glaucoma agudo de ângulo estreito. Isso pode piorar sua condição.

Para pessoas com doença hepática: Se você tem problemas hepáticos, seu corpo pode não ser capaz de limpar este medicamento. Isso pode fazer com que o medicamento se acumule no seu corpo. Isso coloca você em maior risco de efeitos colaterais.

Avisos para outros grupos

Para mulheres gravidas: Os estudos mostram o risco de efeitos adversos para o feto quando a mãe toma o medicamento. Esta droga só deve ser usada durante a gravidez em casos graves em que é necessário tratar uma condição perigosa na mãe.

Converse com seu médico se estiver grávida ou planeja engravidar. Esta droga deve ser usada somente se o benefício potencial justificar o risco potencial para o feto. Ligue imediatamente para o seu médico se você engravidar ao tomar este medicamento.

Para as mulheres que estão amamentando: Clonazepam passa para o leite materno e causa efeitos colaterais em uma criança amamentada. Fale com o seu médico se amamentar o seu filho. Você pode precisar decidir se deve parar de amamentar ou parar de tomar este medicamento.

Para idosos: os rins dos idosos podem não funcionar tão bem quanto costumavam. Isso pode fazer com que seu corpo processe drogas mais devagar. Como resultado, mais de uma droga permanece em seu corpo por mais tempo. Isso aumenta o risco de efeitos colaterais.

Clonazepam preço

Por ser um medicamento genérico, clonazepam pode ser considerado barato. Uma caixa de 30 comprimidos, de 2 mg custa entre 4 e 10 reais. Já a caixa com 60 comprimidos chega a 20 reais. A versão de clonazepam em gotas custa também entre 4 e 10 reais o frasco de 20 ml.

Os valores deste medicamento podem variar dependendo da drogaria adquirida, da marca e quantidade que você comprar. Este medicamento só deve ser adquirido com prescrição médica.

Mais informações

Clonazepam é um medicamento de uso controlado que deve ser usado sob extrema atenção e seguindo todos os cuidados indicados por seu médico. Este medicamento pode causar muitos efeitos colaterais graves, por isso, a qualquer sinal de um efeito adverso, ligue imediatamente para seu médico ou procure um hospital.

Este artigo te ajudou?

  • +1 curtiram
  • 0 não curtiram

  

Source link


Deixe um comentário

0 Comentários

Deixe o seu comentário!